[RESENHA] Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven

segunda-feira, 24 de agosto de 2015



  • Livro: Por Lugares Incríveis
  • Autora: Jennifer Niven 
  • Editora: Seguinte
  • Título original: All The Bright Places
(SINOPSE LOGO ABAIXO DA RESENHA)
RESENHA
"Você precisa tomar as rédeas. Ou vai ficar em cima do parapeito que construiu pra si mesma pra sempre."
Certo dia uma amiga me chamou desesperada no whatsapp, perguntando se eu já havia lido "Por Lugares Incríveis" e me mandando lê-lo urgentemente, pois, apesar de estar chorando horrores, ela estava encantada por ele. Na mesma hora procurei a sinopse e senti uma necessidade imensa de ler.


A leitura foi de fato encantadora, com um ótimo ritmo, fluida, marcante, cheia de sentido e passou uma boa mensagem, o que não significa que tenha sido inteiramente leve. É o tipo de livro que me fez ter que fechar as páginas e tomar fôlego para continuar a leitura. Felizmente me senti envolvida durante todo o livro, como se eu estivesse presenciando a história de algum conhecido próximo, e, por esse motivo, após acontecer uma reviravolta, terminei me sentindo pesada e vazia, mas de um jeito estranhamente agradável. E não foi aquele vazio de quando você termina um livro e pensa "Ok, sentirei muita falta desse livro, mas deixe-me escolher minha próxima leitura". É aquele vazio de "Estou triste e meu coração está em pedaços, mas não consigo parar de relembrar cada capítulo." 

"É mais fácil fazer a coisa certa desde o início pra não ter que pedir desculpas depois."

Jennifer Niven sem dúvidas conseguiu me envolver com os personagens, que, ao meu ver, foram muito bem construídos. Não tive a sensação de que nenhum deles poderiam ser verdadeiros. Finch e Violet tinham problemas, questionamentos e personalidades reais, o que me fez acreditar que tudo o que ocorreu com eles durante a trajetória da narrativa poderia - e realmente pode - acontecer com qualquer um. Ao final da leitura não me senti como alguém assistindo tudo superficialmente de fora, mas como alguém que tivesse vivido junto de certa forma, e por algumas horas após o término da mesma pensei involuntariamente como se eles realmente existissem.

"Às vezes, Ultravioleta, as coisa são como verdade pra gente mesmo que não sejam."

"Por Lugares Incríveis" com certeza é o tipo de livro que te marca e que não será facilmente esquecido entre as suas leituras. Mas enfim, leia se estiver em busca de uma leitura significativa, não uma daquelas apenas para relaxar e passar o tempo.

"O que percebo agora é que o que importa não é o que a gente leva, mas o que a gente deixa."

SINOPSE 


SINOPSE - "Por Lugares Incríveis - Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver. Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los."

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 
Design e programação: Letícia Persi | Todos os direitos reservados - Copyright © 2015 | VOLTAR AO TOPO